Marcondy Maurício de Souza
https://web06dev3.ufscar.br/egressos/marcondy-mauricio-de-souza
https://web06dev3.ufscar.br/@@site-logo/_Cut_1596140678985.png
Marcondy Maurício de Souza
Marcondy Maurício de Souza, bacharel em Biotecnologia, graduou-se em março de 2019. Durante a graduação, aliou a formação com excelência à atuação política em Conselhos Superiores da Universidade e no Centro de Culturas Indígenas - que coordenou de 2012 a 2016, além de representar a UFSCar em importantes eventos e programas internacionais.
Do povo Omágua/Kambeba, Marcondy foi o primeiro representante desta etnia a ingressar na UFSCar. De acordo com o Instituto SócioAmbiental, o Povo Omágua está presente em terras brasileiras e peruanas. No Brasil, concentram-se em terra reconhecida como indígena pela FUNAI, em um território próximo à tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Habitam a mesorregião do sudoeste do Alto Solimões, no Estado do Amazonas, além de algumas famílias nas cidades de Manaus, Maués e várias outras na região do alto Solimões. O povo Omágua domina um importante vocabulário, pertencente à família Tupi-Guarani e o processo de revitalização da língua Cambeba é apoiado na educação escolar diferenciada, com escolas bilíngues. Durante a graduação, Marcondy participou do Programa de Educação Tutorial - PET ‘Saberes Indígenas’, como bolsista de outubro de 2016 a outubro de 2017, permanecendo no grupo como voluntário até o ano de 2020.
Marcondy foi representante discente no Conselho Universitário e nos Conselhos de Graduação, de Pesquisa e de Administração. Como liderança do Centro de Culturas Indígenas, participou de duas reuniões do Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas da ONU no ano de 2015: em Nova York, com o também estudante Ariabo Quezo, do Povo Balatiponé/Umutina e, em Genebra. No ano de 2017, por meio do Edital CAPES ‘Abdias do Nascimento’, Marcondy foi um dos sete estudantes indígenas da UFSCar a participar de um intercâmbio internacional na Universidade de Córdoba, na Espanha. E, em 2019, Compôs a equipe da Atividade de Extensão ‘Os treze anos de presença(s) indígena(s) na UFSCar’. Atualmente, Marcondy é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSCar e sua pesquisa tem como foco substância bioativas com aplicações em células de câncer.
