Com a aprovação da reserva de vagas em 2007, desde o ano de 2008 a UFSCar vem realizando, anualmente, seu Vestibular Indígena. A cada ano o número de candidatos inscritos vem aumentando, conforme dados da Coordenadoria do Ingresso na Graduação.
Fonte: UFSCar, CIG, 2019.
Esta forma de ingresso diferenciado abre as portas da Universidade para a riqueza advinda de uma diversidade cultural e linguística que não é vista em nenhuma outra instituição de ensino superior do Estado de São Paulo ou do país.
Até o ano de 2020 haviam passado pela UFSCar 49 povos indígenas diferentes nos seus 4 campi. O quadro abaixo, organizado pela Pedagoga da CAAPE que realiza o acompanhamento dos estudantes indígenas do Câmpus São Carlos, apresenta a riqueza de povos indígenas presentes na UFSCar.
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N°
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Etnias
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Outros nomes ou grafias
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Informações Demográficas sobre nossos Estudantes
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|
Estado
|
População
|
Fonte/Ano
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|
1
|
|
Ipurina
|
AM
|
9.487
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
2
|
|
Arapasso
|
AM
|
448
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
3
|
|
Aticum
|
PE, BA
|
7.929
|
Siasi/Sesai 2012
|
|
4
|
|
Kurâ
|
MT
|
982
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
5
|
|
Curipaco
|
AM
|
7.145
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
6
|
|
Hanera
|
AM
|
11.472
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
7
|
|
Boe
|
MT
|
1.817
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
8
|
|
Timbira
|
MA
|
1.076
|
Siasi/Sesai 2012
|
|
9
|
|
Dessano
|
AM
|
2.268
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
10
|
|
Tenetehara
|
MA
|
27.616
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
11
|
|
Kaiowá, Mbya, Ñandeva
|
SP
|
85.255
|
Mapa Guarani Continental 2016
|
|
12
|
|
Irantxe
|
MT
|
408
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
13
|
|
Kadivéu
|
MS
|
1.413
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
14
|
|
Guayanás
|
SP
|
45.620
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
15
|
|
Caixana
|
AM
|
928
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
16
|
|
|
MT
|
669
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
17
|
|
Kamayurá
|
MT
|
604
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
18
|
|
Omaguá
|
AM
|
875
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
19
|
Kambiwá
|
|
PE
|
3.105
|
Siasi/Sesai, 2014
|
|
20
|
Kaxinawá
|
Huni Kuin
|
AC
|
10.818
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
21
|
|
Kayabi
|
MT
|
2.242
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
22
|
|
Cocama
|
AM
|
14.314
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
23
|
|
Coripako
|
AM
|
1.673
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
24
|
|
Aimorés
|
SP
|
434
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
25
|
|
Cubeo
|
AM
|
565
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
26
|
Makuna
|
|
AM
|
108
|
ISA/Foirn, 2017
|
|
27
|
|
Yine
|
AC
|
1.214
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
28
|
|
|
AM
|
2.008
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
29
|
|
Matsés
|
AM
|
1.700
|
CTI 2016
|
|
30
|
|
|
PE
|
2.836
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
31
|
|
|
PE, SP
|
8.184
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
32
|
|
Patachó
|
BA
|
12.326
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
33
|
|
Piratuapuia
|
AM
|
1.325
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
34
|
|
Canoeiros
|
MT
|
1.514
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
35
|
|
Paiter
|
RO
|
1.375
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
36
|
|
|
AM
|
2.684
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
37
|
|
|
MS, SP
|
26.065
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
38
|
|
Maguta
|
AM
|
53.544
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
39
|
|
Ye´pâ-masa
|
AM
|
5.731
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
40
|
|
|
ES
|
2.901
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
41
|
|
Utapinopona
|
AM
|
1.050
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
42
|
|
Balatiponé
|
MT
|
515
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
43
|
|
Kotiria
|
AM
|
735
|
Dsei/Foirn 2005
|
|
44
|
|
Werekena
|
AM
|
1.039
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
45
|
|
|
AL
|
2.014
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
46
|
|
|
MT
|
540
|
Siasi/Sesai, 2014
|
|
47
|
|
|
MG
|
8867
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
48
|
|
A´uwe
|
MT
|
18380
|
Siasi/Sesai 2014
|
|
49
|
|
Xucuru
|
PE
|
2720
|
Siasi/Sesai 2013
|
Dados retirados de https://pib.socioambiental.org/pt/Quadro_Geral_dos_Povos. Acessado em 12 de dezembro de 2019.
Cabe mencionar que há povos, como o povo Mayoruna e o povo Kalapalo, cujos únicos representantes concluíram seus cursos e, não estão mais presentes nos Campi atualmente. Contudo, o acompanhamento dos egressos, ação que a CAAPE busca realizar, faz com que tais estudantes ainda mantenham contato com a Universidade e a UFSCar com eles.
Com base nesta ação e no diálogo com os próprios estudantes indígenas - sobretudo do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação - havia o desejo de construir uma forma de registro dos estudantes que já passaram pela Universidade e não estavam mais nos Campi. Segundo os próprios estudantes, esta poderia ser uma forma de contar a história dos povos que estiveram na UFSCar e do Centro de Culturas Indígenas, além de ser um incentivo para os demais estudantes.
Destes diálogos nasceu a proposta de construção de um site dos egressos indígenas da UFSCar, com fotos e histórias sobre os profissionais indígenas formados pela UFSCar e sobre os caminhos que trilham atualmente.