Jeovana
https://web06dev3.ufscar.br/egressos/jeovana
https://web06dev3.ufscar.br/@@site-logo/_Cut_1596140678985.png
Jeovana
Jeovana graduou-se no curso de Bacharelado em Administração em fevereiro de 2020 e foi a primeira profissional indígena formada no Câmpus. Ingressou em 2016, junto com os primeiros estudantes indígenas da Lagoa do Sino e teve importante atuação em Conselhos da Universidade e no Centro de Culturas Indígenas.
Do povo Apurinã, Jovana trouxe sua etnia para a UFSCar por ser a sua primeira representante na Universidade. Os Apurinã habitam os estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. De acordo com o Instituto Sócio-Ambiental*, “estão em locais próximos às margens do Purus” e têm uma história marcada pela violência decorrente dos dois ciclos da borracha na região amazônica. Atualmente ainda lutam contra a invasão de madeireiros em suas terras e pelo reconhecimento de alguns de seus territórios. Ainda com base no ISA, “A língua Apurinã é uma da família Maipure-Aruak, do ramo Purus, cuja língua mais próxima seria a dos Manchineri”.
Foi representante discente tanto no Conselho de Coordenação do Curso de Graduação em Administração (CCCG-Adm), como no Conselho de Administração (CoAd) da UFSCar. Junto ao Centro de Culturas Indígenas da Lagoa do Sino, permaneceu como representante entre 2018 e 2019, atuando na organização da I Semana dos Estudantes Indígenas da Lagoa do Sino, em 2019.
Durante a graduação, Jovana participou das atividades de extensão ‘Cine Ecofalante e Roda de Conversa em Campina do Monte Alegre’, em 2018 e ‘Os treze anos de presença(s) indígena(s) na UFSCar’, no ano de 2019.
Em 2020, Jovana é professora pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e integrante do Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica no IFSP - Campus Itapetininga. Seus planos para o futuro incluem cursar o Mestrado.
